top of page
NANNOTECNOLOGIA-003.png

NANOTECNOLOGIA NA SAÚDE  E PRODUÇÃO ANIMAL

A Nanotecnologia é uma área emergente que pode envolver a produção, o processamento e a aplicação de estruturas, dispositivos e sistemas, através do controle da sua forma e tamanho à escala nanométrica. Outra forma de apresentarmos a nanotecnologia se refere a considerar primeiro a nanociência como o estudo dos princípios fundamentais de moléculas e estruturas com uma dimensão entre 1 a 100 nm (nanômetros) (Ingenium, 2011).

 

O tamanho da partícula é de suma importância porque muda a natureza das interações das forças entre as moléculas do material e assim, muda os impactos que estes processos ou produtos nanotecnológicos. Estas nanoestruturas aplicadas à indústria de saúde e nutrição animal, bem como a nutrição humana e podem, por exemplo, tem como objetivo aumentar a solubilidade e biodisponibilidade de compostos, assim como alterar as propriedades sensoriais de alimentos onde sejam utilizados ou ainda promover a libertação controlada de determinado tipo de compostos, sobretudo aqueles que têm baixa solubilidade em água (MARTINS at al. 2007)

SAÚDE ANIMAL.png

SAÚDE ANIMAL

BIOSSEGURIDADE: A produção  industrial possui um conjunto de procedimentos técnico-conceituais, operacional-estruturais que visam prevenir ou controlar a contaminação dos animais por agentes de doenças infecciosas que possam ter impacto na produtividade e/ou na saúde dos consumidores de produtos de origem animal. Este conjunto de procedimentos se denomina programa de Biosseguridade.

 

BIOSSEGURANÇA: Refere-se a um conjunto de medidas e práticas destinadas a garantir a segurança e a proteção da saúde de pessoas, animais e do meio ambiente em ambientes onde são realizadas atividades que envolvem agentes biológicos, como microrganismos patogênicos, organismos geneticamente modificados e materiais biológicos potencialmente perigosos. Essas medidas são aplicadas em diversos contextos, incluindo laboratórios de pesquisa, hospitais, indústrias farmacêuticas e agrícolas, entre outros.


SEGURANÇA ALIMENTAR: Os riscos alimentares têm sido pauta ao longo da história como um possível problema de saúde para a sociedade, o que torna-se uma preocupação e desafio quando falamos de segurança alimentar. Este termo, refere-se à garantia de que os alimentos que consumimos são seguros, saudáveis e adequados para o consumo humano. Envolve um conjunto de medidas para prevenir, detectar e controlar riscos relacionados aos alimentos, garantindo que não representem ameaças à saúde das pessoas. Embora exista uma grande discussão sobre essa pauta em todo o mundo para promover a melhoria da segurança da cadeia alimentar, a ocorrência de doenças que surgem de alimentos continua sendo um problema significativo na saúde pública.

Ná Nnatrivm nos preocupamos com a segurança alimentar, a saúde e o bem-estar dos animais e do ser humano, bem como a produção sustentável e o meio ambiente.

PRODUÇÃO ANIMAL

O Brasil está na lista de maiores produtores e exportadores de carnes no mundo, seja de aves, bovinos ou suínos. Além disso, o país também se destaca na produção de soja, açúcar, suco de laranja e café. Com o avanço tecnológico e o aumento da procura por esses produtos, estima-se  que a produção de proteína animal deve seguir crescendo em larga escala nas próximas décadas.

 

A produção animal está entre as áreas mais importante de aplicação da nanotecnologia, especificamente no caso da avicultura, este pode ser um dos segmentos pecuários a obter benefícios de maneira imediata a partir dos produtos que contém nanotecnologia.

SUSTENTABILIDADE.png

SUSTENTABILIDADE

Analisando por uma perspectiva mais ampla, a produção sustentável deve incorporar a noção de limites na oferta de recursos naturais e na capacidade do meio ambiente de absorção de impactos causados pela ação humana. Uma produção sustentável deve buscar o equilíbrio entre os sistemas produtivos, considerando a energia e demais recursos aplicados aos processos, pensando no ciclo completo dos produtos, procurando alongar sua vida útil e reaproveitar o máximo de insumos advindos da reciclagem, em novas cadeias produtivas. Em resumo, o desenvolvimento sustentável visa atender as necessidades humanas através dos meios de produção, garantindo a continuidade dos recursos para as gerações futuras, prezando pela qualidade de vida.

bottom of page